x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 170

Declarar imovel e recebimento dos alugueis 2026

John Ramos

John Ramos

Iniciante DIVISÃO 1 , Autônomo(a)
há 1 dia Sábado | 3 janeiro 2026 | 23:39

Boa noite,
Eu tenho um apartamento com valor abaixo de R$300 mil e aluguei o apartamento e recebo aluguel no valor de R$1200 mensais sem ultrapassar os limite. Preciso declarar os recebimentos do aluguel no imposto de renda 2026? e como meu apartamento é abaixo dos R$300mil, preciso declarar o imovel?
ex: valor do imovel: abaixo de R$300 mil
Renda por receber aluguel: abaixo do limite(R$5mil).
Posso não declarar o imovel por ser abaixo do limite e somente declarar o recebimento dos alugueis? Ou precisarei declarar ambos?

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 17 horas Domingo | 4 janeiro 2026 | 13:58

Mantidas as regras do ano anterior, com base NAS SUAS INFORMAÇÕES e pelo bem e rendimentos expostos, não há obrigatoriedade na entrega da declaração de ajuste anual.

John Ramos

John Ramos

Iniciante DIVISÃO 1 , Autônomo(a)
há 57 minutos Segunda-Feira | 5 janeiro 2026 | 06:39

BOM dia Sr. Joao H JR,
Obrigado Pela sua resposta!!! Entao quer dizer que não precisarei declarar na Declaracao Annual? E se o inquilino declara os alugueis pagas e eu não declarar por não ser obrigatorio como vc disse, não entraria em contradicao na receita ja que com a reforma tributaria, a receita vai poder cruzar os dados com outras instituicoes? A receita vai ter os meus dados ja que o inquilino declara  para quem PAGA e SE eu não declarar, a receita NAO Vai entender que pode ser sonegacao? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade